sábado, 26 de setembro de 2009


Menos matéria-prima é mais ecologia -

Aconteceu no dia 21 em SP o seminário Design & Natureza, seguido da 1ª edição do Prêmio Ecoleo de Design. Na platéia das palestras sobre reutilização de matérias e processos produtivos estavam os finalistas das 2 categorias do prêmio – Profissional e Estudante – além de empresários e designers interessados no movimento sustentável que está tomando força no país.
A premiação foi desenvolvida em parceria com a Ecoleo – 1ª revendedora de madeira certificada na América Latina – com o objetivo de incentivar os trabalhos de design que priorizam a responsabilidade com o meio ambiente. Os produtos deveriam utilizar madeira certificada e causar impactos mínimos durante o processo de produção. Mas chamou atenção aos jurados o fato de que muitos dos projetos fizeram uso excessivo da matéria-prima ecológica, lembrando que o uso racional também está ligado a consciência ambiental.
Na categoria Profissional o 1º lugar ficou com o arquiteto Nagib Orro, que desenvolveu um rack minimalista para o evento. Nagib é um nome recorrente quando se fala de design ambiental e está por trás de projetos como o Grupo de Compradores de Madeira Certificada, a loja Projeto Terra e uma linha de móveis licenciada pelo WWF (World Wild Foundation). Encabeçando a lista dos estudantes ficou um grupo de alunos da UNESP, com a “Casinha de Bichinhos”, construída sem necessidade de colas, pregos e parafusos. O objeto é desmontável e fácil de ser transportado.


fonte:lilian pacce

Nenhum comentário:

Postar um comentário